Reprodução |
E, quem diria… Um dos sons mais executados de Bob Dylan, Like a Rolling Stone, completa 52 anos de lançamento. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a música não é uma referência aos Rolling Stones. De acordo com o nosso Mr. Nobel da Literatura, ele se inspirou no provérbio “A rolling Stone gathers no moss” (“Pedra que rola não cria limo”) e tirou a ideia de um dos versos de uma canção de Hank Williams chamada Lost Highway: “I´m a rolling Stone, I´m alone and lost” (“Sou uma pedra que rola. Estou sozinho e perdido”).
A letra de Dylan teve como base um conto que ele mesmo escreveu sobre a solidão de uma debutante quando ela se torna rica, porém, Like a Rolling Stone não aborda a história toda. A música ganhou versões próprias no mundo e chegou até a receber um formato hip hop por uma duplade rap italiana, a Articolo 31.
Outro fato marcante é a apresentação de Jimi Hendrix no Monterey Pop Festival que tocou a canção com guitarra elétrica, estampando a cena na memória de zilhões de fãs. Ah! Como já falamos em Rolling Stones, aqui vai: os caras também gravaram esta joia no álbum Stripped, de 1995. Na época, segundo o guitarrista Keith Richards, se Dylan tivesse composto “Like a Beatle”, eles teriam lançado imediatamente já que a canção era por eles tocada desde quando surgiu pois todos os Stones curtiam. “Foi uma questão de enfrentar a coragem e passar por cima do sentimento de que estaríamos nos aproveitando dele. Mas aí percebemos também que nosso nome foi tirado de um álbum de Muddy Waters.”
Mas a pergunta que não quer calar: os Stones precisavam mesmo se preocupar com isto? Pois é, né.
Vamos seguindo a vida Like a Rolling Stone depois dessa...
See ya, folks!
Comentários
Postar um comentário