Charles Manson e o Dia da Consciência Negra

Reprodução/Daily Mirror

E hoje, Dia da Consciência Negra, o mundo acordou com a notícia da morte de Charles Manson, um aspirante a músico, fundador e líder de um grupo intitulado The Family que cometeu vários assassiantos nos Estados Unidos, no fim dos anos 60, entre eles o da atriz Sharon Tate (na época, grávida de oito meses)  esposa do diretor de cinema Roman Polanski. 
Mas o que alguns não sabem é que a filosofia de Manson era o Armageddon racial. Depois de ouvir Helter Skelter (no Inglês britânico, a expressão refere—se a  um tipo de tobogã em espiral e no americano quer dizer “algazarra”), ele começou a profetizar sobre uma guerra racial a qual ele chamava com o mesmo nome da canção. Segundo ele, nesta batalha, os negros se rebelariam e venceriam a guerra contra os brancos. Porém, não seriam capazes de segurar o Poder devido a uma “inferioridade nata”. Em "The Beatles Anthology",  Paul McCartney disse: "Manson nos interpretou como ‘os quatro cavaleiros do Apocalipse’. Eu ainda não entendo qual foi a jogada; é sobre a Bíblia, Revelação – Eu não li então eu não sei. Mas ele interpretou a coisa toda. Nós éramos os cavaleiros, Helter Skelter era a mensagem, e ele achou que podia sair e matar todos por aí."


Bom, antes dos assassinatos, os Beach Boys gravaram “Never Learn Not to Love”,  uma música que Manson escreveu.  Mais tarde, o  Guns n 'Roses gravou  a sua "Look at Your Game Girl" e Marilyn Manson, que teve seu nome artístico parcialmente inspirado pelo killer, usou letras do "Mechanical Man" de Manson na canção "My Monkey". Trent Reznor, vocalista da banda Nine Inch Nails, viveu na casa onde ocorreram os assassinatos de Sharon Tate e outros.

Entre os dias 9 e 10 de agosto de 1969, a tal “Família Manson”  cometeu duas chacinas em Hollywood e escreveu nas paredes "Helter Skelter" com o sangue das vítimas. Durante o julgamento de seus crimes, em novembro de 1970, Manson “justificou” aos juízes: "Helter Skelter significa confusão. Literalmente. Não significa Guerra. Não significa que eles irão matar outras pessoas. Apenas significa o que significa. Helter Skelter é confusão. Confusão está vindo rápido. Se você não vê que a confusão está vindo rápido, chame do que quiser. Não é minha conspiração, não é minha música. Eu escuto o que relato. Ela diz, ‘Apareça!’ ela diz, ‘Mate!’ Por que me culpar? Eu não escrevi a música. Eu não fui a pessoa que projetou isso na consciência das pessoas."

Comentários